Durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo (18 dez. 2022) o emir do Qatar, xeique Tamīm Ibn Ḥamad Attānī, colocou sua túnica preta transparente no craque Lionel Messi. Quais os sentidos dessa atitude?
Essa peça de roupa é chamada de bisht e é tradicional no Qatar. É utilizada pelos qataris em comemorações e celebrações especiais, como noivados e casamentos, e na recepção de autoridades de outros países. Provavelmente o emir presenteou o jogador argentino com sua bisht, o que dá ainda mais peso ao gesto.
Presentear um estrangeiro com um bisht expressa hospitalidade e amizade, valores essenciais na cultura árabe. Ao colocá-lo em Messi, o emir do Qatar demonstrou ser seu amigo e, como tal, dizer que as portas do Qatar estão abertas para Messi e, por extensão, para o mundo.
Como falei em um post passado (as mães na cultura islâmica), a língua árabe é organizada em grupos verbais de 3 consoantes. A partir desses são formadas várias palavras com significados derivados da raiz original. Em árabe, a tríade ṣdq é a raiz para “caridade” (ṣadaqa) e para “amizade” (ṣadāqa). Logo, na cultura árabe, amigo é aquele que dá presentes, é caridoso e recebe o outro bem. Assim, o gesto do emir foi uma projeção positiva e confiante do governo do Qatar para o mundo, dizendo que os qataris são amigos e hospitaleiros.
Apesar disso, sabemos que o país tem problemas graves como leis restritivas à comunidade LGBTQIA+ e o trato desumano a trabalhadores desde 2016, incluindo os da Copa. Contudo, ressalto que isso não resume o vasto e diverso mundo islâmico. Além disso, guardadas as devidas proporções, os mesmos problemas existem do lado de cá. E uma coisa é o governo de um país, outra coisa é o seu povo.
Referências
BBC News Brasil. Copa do Mundo 2022: como o Catar tratou os trabalhadores que construíram os estádios? BBC, 1º abr. 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60950389
LAVIERI, Danilo. O que representa a roupa que Messi usou ao levantar a taça da Copa. UOL Copa 2022, 18 dez. 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/5ewvkt26
NASR, Helmi. Dicionário Árabe-Português. 2. ed. São Paulo: Câmara de Comércio Árabe Brasileira, 2007, p. 160.
SABBAGH, Alphonse Nagib. Dicionário Árabe-Português-Árabe. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, Ed. UFRJ, 1988, p. 132.
Como referenciar este conteúdo?
DAMASCENO, Thiago P. M. Messi e a Túnica do Emir do Qatar. História na Medina (Notícias), 19 dez. 2022. Disponível em: https://historianamedina.com/noticias-messi-tunica-emir-qatar